quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Brasil bate Argentina e leva Superclássico das Américas






Sucinto, mas suficiente. O Brasil venceu a Argentina por 2 a 0 ontem à noite, no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará e faturou título simbólico - o primeiro da era Mano Menezes - no Superclássico das Américas frente ao maior rival no futebol mundial.
Mesmo ainda relativamente distante de parecer convicente, o time brasileiro apresentou melhoras técnicas e táticas significativas no sistema 4-3-3. Melhor para Mano, que ganhou sobrevida providencial no cargo.
As jogadas individuais de Neymar e Lucas e os lançamentos em profundidade para Borges já esboçavam a fórmula ofensiva do time brasileiro desde os primeiros instantes. Mais comedidos, os visitantes insistiam em bolas alçadas pela direita para aproveitar os lançamentos.
E quem chegou com perigo primeiro foram os anfitriões. Aos 14 minutos, Neymar aproveitou bate-rebate na entrada da área e mandou a bomba. O goleiro Orión espalmou para fora.
Exceção a duas cobranças de falta de Ronaldinho Gaúcho para fora, os ataque se tornaram mais raros na primeira etapa. Prevaleciam as disputas intensas pelas ações de meio-campo e a busca por espaços para fugir das marcações.
Um outro lampejo de ação veio apenas aos 38. Após contragolpe, Borges cruzou rasteiro, Neymar conclui praticamente dentro do gol, mas o zagueiro argentino conseguiu desviar a bola para fora.
Na segunda etapa, o desenho tático brasileiro seguiu morno nos primeiros minutos. Mesmo com volume de jogo e posse de bola visivelmente maiores, a equipe quase foi surpreendida aos sete. Fernández recebeu bom passe pela direita e chutou forte. Jefferson tirou no susto.
Na jogada seguinte, porém, o Brasil chegou ao gol.Da intermediária, Borges tabelou rapidamente com Danilo, enganou toda zaga portenha e acionou Lucas, que avançou em velocidade e bateu rasteiro para inaugurar o marcador em Belém: 1 a 0.
O gol inflamou a massa de torcedores e as equipes, que finalmente se lançaram ao ataque de forma mais incisiva.
Acuados demais, os hermanos aos poucos foram engolidos pela velocidade brasileira. Aos 30, Neymar aproveitou cruzamento de Souza e mandou para o gol. A bola ainda desviou no zagueiro adversário antes de entrar. Com a fatura praticamente liquidada, o time brasileiro se apegou aos contragolpes e esperou o tempo passar para levantar a taça.

Neymar celebra fim de jejum e diz que se arrepiou com hino
Os jogadores da Seleção Brasileira estavam eufóricos após a vitória (2 a 0) contra a Argentina, ontem. Além de comemorar as grandes atuações de Lucas e Cortês, os atletas fizeram questão de enaltecer o imenso apoio da torcida paraense que lotou o Estádio Mangueirão.
"Acho que conseguimos retribuir a festa feita pela torcida aqui, que foi muito maravilhosa. Foi tudo maravilhoso. O estádio todo cantando o hino me fez arrepiar e acho que até os argentinos sentiram", comentou Neymar, que voltou a balançar as redes depois de nove jogos e dedicou o gol ao filho Davi Lucca, que nasceu em agosto.
Agora, a Seleção Brasileira volta a jogar dia 7, contra a Costa Rica, e no dia 11, diante do México. O outro confronto já agendado da Seleção será dia 10 de novembro, contra o Gabão, em local indefinido.
Em noite de festa em Belém, na noite desta quarta-feira, o Brasil venceu a Argentina por 2 a o e conquistou a taça do Superclássico das Américas. Na primeira partida, há duas semanas, em Córdoba, na Argentina, as duas equipes não haviam marcado. Os gols no Mangueirão foram feitos por Lucas, em linda arrancada, e Neymar. Um dos destaques da partida, o lateral-esquerdo Cortês, do Botafogo, deixou o campo ovacionado.

Em um primeiro tempo com poucas chances de gol, o Brasil foi o primeiro a criar uma jogada de perigo. Aos 13 minutos, após jogada de Cortês, Neymar recebeu e chutou forte de fora da área. O goleiro Orión espalmou. Aos 31, Ronaldinho bate falta com perigo. Aos 39, Lucas fez linda jogada, tocou para Borges que cruza para Neymar. A bola passou pelo atacante do Santos, que não conseguiu marcar de frente para o gol livre.
O segundo tempo começou melhor. Após chance de Fernández que chutou cruzado para a defesa de Jefferson aos 7 minutos do segundo tempo, Lucas marcou um golaço no minuto seguinte. Em linda jogada, com passe de pé em pé passando por Cortês, Borges, Danilo e Lucas, o meia do São Paulo avançou sozinho e chutou na saída do goleiro para marcar.
Aos 30, o segundo gol definiu a partida. Após ótima jogada de Cortês pela esquerda, Diego Souza cruzou para Neymar, que conseguiu escorar para marcar entre o goleiro e um zagueiro argentino. Antes do fim do jogo, a Argentina ainda teve duas chances de marcar, com Fernández e Viatri. Nas duas bolas, Jefferson fez boas defesas.
Brasil 2 x 0 Argentina
Local: Mangueirão, Belém (PA)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Renda e público: R$. 2.579.160,00/43.038 pagantes
Brasil: Jefferson, Danilo, Dedé, Réver e Cortês (Kleber); Ralf, Rômulo e Ronaldinho; Lucas (Diego Souza), Neymar e Borges (Fred). Técnico: Mano Menezes.
Argentina: Orion; Cellay, Domínguez e Desabato; Pillud (Mouche), Augusto Fernández, Canteros (Bolatti), Guiñazú e Papa; Montillo e Viatri. Técnico: Alejandro Sabella. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário